sexta-feira, 1 de maio de 2015

1º de Maio - Dia do Trabalho

Hoje comemora-se em vários países o Dia do Trabalho ou Dia dos Trabalhadores. O dia 1º do maio foi escolhido para celebrar o trabalho e as conquistas trabalhistas.
Nesse dia, no ano de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores que reivindicavam melhores condições de trabalho e menor jornada diária. Houve conflito entre manifestantes e policiais no dia 4 de maio, o que resultou na morte de várias pessoas e tornou o episódio conhecido como Revolta de Haymarket.
Em 1889, em Paris, França, 1º de maio foi estabelecido como o dia anual de lutas por melhores condições para os trabalhadores e assim, pouco a pouco, outros países decidiram adotar a mesma data.
No Brasil, o presidente Artur Bernardes instituiu esse dia como feriado nacional em 1924. O dia tamb[em ficou marcado como o dia em que novas medidas relacionadas ao trabalho eram anunciadas.

Leia mais sobre o assunto em: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm, http://www.brasil.gov.br/governo/2013/04/dia-do-trabalho-comemorado-nesta-quarta-feira-1o-marca-os-70-anos-da-criacao-da-clt

Nenhum comentário:

Postar um comentário