terça-feira, 21 de julho de 2015

Rio Tietê

Quem mora em São Paulo, certamente já passou alguma vez na Marginal do Rio Tietê, mas provavelmente pouco ou nada sabe sobre esse importante rio que percorre quase toda a extensão leste-oeste do Estado.
O Rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis, a 22km do Oceano Atlântico e a 96km da capital, e desagua no Rio Paraná, na fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul. Ao contrário da maioria dos rios, que segue em direção ao mar, o Tietê segue em direção ao interior paulista. Passa por 62 municípios, sendo 56 no Estado de São Paulo. 
O Tietê nasce limpo, mas torna-se poluído antes mesmo de chegar à capital, recebendo toneladas de lixo e esgoto. Há várias estações de tratamento pelo seu percurso que tentam recuperar o rio. Antigamente, era possível praticar esportes, pescar e nadar em quase toda a sua extensão, mas, hoje em dia, a maior parte do rio está poluída. Existem, contudo, alguns trechos onde é possível realizar passeios, como nas cidades de Salesópolis (nascente), Salto, Barra Bonita (http://www.riotiete.com.br/turismo.html).

Saiba mais detalhes sobre esse importante rio do nosso Estado e sobre o Projeto Tietê, um dos maiores projetos de saneamento do País: http://www.projetotiete.com.br/projetotiete/projeto/objetivos/objetivos.asp, http://www.riotiete.com.br/, http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&id=793:historico-do-rio-tiete&Itemid=53

Nenhum comentário:

Postar um comentário